Foto bolsa Louis Vuitton de monograma para capa do post sobre a marca

Louis Vuitton: A Maravilhosa História da Marca

Quando a palavra “luxo” e  os objetos “mala” ou ”bolsa” estão unidas numa única frase, certamente um nome aparece em sua cabeça: Louis Vuitton.

A glamurosa marca tem um espaço reservado no imaginário de toda a população mundial, isso porque ela conquistou seu público de uma maneira tão eficiente que é impossível pensar nesses acessórios sem se lembrar da grife de luxo.

Para alcançar o seu atual status, a Louis Vuitton passou por diversas situações em sua trajetória e, para conseguirmos entender, precisamos voltar mais de cem anos, quando o seu criador começou a escrever essa história, que é – considerada por muitos e pela própria empresa – uma lenda.

Nascido em 1821 em uma pequena aldeia da região de Jura, localizada na França, Louis Vuitton é oriundo de uma família de carpinteiros e moleiros.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Foto de Louis Vuitton, fundador e designer da marca de luxo de mesmo nome
Louis Vuitton

Com o objetivo de também aprender a trabalhar com madeira, assim como seus antepassados, decidiu se mudar para Paris, sendo contratado como aprendiz por um fabricante de baús de viagem – que eram extremamente comuns na alta hierarquia europeia da época. E é aqui que começa a história da marca.

Já em 1854, trabalhando para criar algo inovador e que atendesse à demanda dos clientes (ou seja, com a necessidade de ser tão prático e bonito quanto útil), Louis Vuitton inaugurou a Maison Louis Vuitton Malletier no centro de Paris, apresentando seu primeiro produto: uma mala revestida de tecido impermeável (que substituía o couro) reforçada com ponteiras de metal nos cantos, tornando-as mais resistentes.

Foto de quatro bolsas Louis Vuitton para post sobre a marca

Além disso, ele produzia sob encomenda produtos exclusivos das mais variadas espécies. Alguns exemplos são os baús que guardavam materiais fotográficos, livros, instrumentos musicais e etc.

Em  1885, já com o filho Georges Vuitton trabalhando junto com o pai, a grife abriu sua primeira loja em Londres – a primeira fora de França. Um ano depois, Georges, de acordo com o site oficial da Louis Vuitton:

revolucionou os fechos das malas e bagagens com um sistema de fechamentos inteligente que tornou os baús de viagem verdadeiras arcas do tesouro

Nessa mesma época, a empresa passava por problemas relacionados à imitações, então foram trabalhados novos conceitos e modelos para manter a autenticidade da marca. Isso só se concretizou quatro anos após a morte de Louis Vuitton (1821 – 1892), em 1896, quando Georges introduziu a ideia de logomarca nos produtos, estampando o LV em marrom e bege, que é utilizado até hoje.

Foto de mala e baú Louis Vuitton pretos

Já no século seguinte, em 1936, Georges falece deixando de herança a Louis Vuitton para seu filho, Gaston-Louis Vuitton. Sua maior contribuição foi a criação de um tecido impermeável mais maleável à base de linho, algodão e PVC, que é utilizado até hoje como matéria-prima nos modelos de bolsas.

Sua contribuição não se bastou na criação do tecido mas também desenvolveu o “The Library Trunk“, baú com gavetas secretas e prateleiras sob medida que levou a história do escritor Ernest Hemingway e outros escritores renomados.

Em 1977, Henry Recamier assume o comando da empresa e permanece até 1987, quando o francês Bernard Arnault comprou a grife.

PARCERIAS

Dez anos depois da compra, o estilista estadunidense Marc Jacobs foi contratado para renovar a marca, criando a primeira coleção de roupas, sapatos, joias e relógios da Louis Vuitton.

Com uma identidade remodelada e precisando introduzí-la no mercado, foi convidada para promover a grife a primeira garota-propaganda: Jennifer Lopez. Após essas medidas, a marca cresceu incríveis 80%.

Apesar de tamanha mudança, a Louis Vuitton não abandonou seus valores iniciais e continua com malas e bolsas como seu carro-chefe.

Desde então, diversas celebridades de diferentes áreas se tornaram garotos-propaganda da grife. Entre eles estão o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbatchov, o recém-falecido boxeador Muhammed Ali, os ex-jogadores de futebol Pelé, Maradona e Zidane, o cineasta Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão), o vocalista da banda U2 Bono Vox, a atriz Angelina Jolie, o nadador e recordista olímpico Michael Phelps, a modelo aposentada Gisele Bündchen e agora a cantora Selena Gomez.

Campanha Louis Vuitton Outono 2016

https://www.instagram.com/p/BHPSQ-zgXv-/

https://www.instagram.com/p/BG1q8O_wGZ7/

No dia 28 de maio de 2016, em comemoração dos vinte e cinco anos da Louis Vuitton no Brasil, o Museu de Arte Contemporânea em Niterói recebeu o desfile da coleção Cruise. Entre estrelas internacionais que marcaram presença, estavam a atriz Catharine Deneuve (Indochina), Léa Seydoux (007 Contra Spectre e Azul é a cor mais quente) e Alicia Vikander (vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme A Garota Dinamarquesa), além de Jaden Smith (A Procura da Felicidade e Karate Kid [releitura de 2010]), que é o atual garoto-propaganda da grife. Além das celebridades nacionais como Sabrina Sato, Alessandra Ambrósio, Marina Ruy Barbosa, Fernanda Mota e Cleo Pires.

Para se manter atualizada, a Louis Vuitton realiza parcerias com diversos artistas contemporâneos, inovando sempre que possível seus produtos. Entre eles estão Karl Lagerfeld, Rei Kawakubo, Frank Gehry, Marc Newson, Christian Louboutin, Cindy Sherman, Yayol Kusama, Eko Nugroho, El Seed e Eine.

DE PARIS PARA O MUNDO

Desde a década de 90 a Louis Vuitton faz parte do grupo LVMH, que engloba também outras sessenta marcas. Atualmente a empresa é comandada pelo CEO Michael Burke, tem mais de 450 lojas espalhadas pelos seis continentes, quase vinte oficinas de produção, emprega mais de trinta mil profissionais e a marca é avaliada em mais de 23 bilhões de dólares.

No Brasil, a Louis Vuitton está presente há 26 anos. Desde da inauguração de sua primeira loja no país, em 1989, na cidade de São Paulo, a grife constantemente realiza algo na região. Não se sabe os números concretos, mas estima-se que o lucro da marca em todas as lojas no Brasil seja superior a 20 milhões de dólares.

Em entrevista realizada em 2012, o ex-presidente mundial da Louis Vuitton Yves Carcelle declarou que os brasileiros estão entre os dez maiores compradores da marca. A grife está presente em seis lojas no Brasil, localizadas em Brasília, Curitiba, duas no Rio de Janeiro e duas em São Paulo e todas estão alojadas em grandes shoppings.

Em relação às características da marca, algo que se destaca é a sua tradução. A casa em que o Louis Vuitton viveu com sua esposam filhos e descentes, no vilarejo de Asnières-sur-Seine, próximo a Paris, continua não apenas conservada, como em funcionamento.

Bolsa Alma da Louis Vuitton

O fundo da residência é o ateliê onde são produzidos os itens mais preciosos da grife: os sob medida. Atualmente quem cuida do departamento Special Orders é descendente direto da família, o Patrick Vuitton, que é responsável pelos pedidos de qualquer lugar do planeta, oferencedo aos clientes a encomenda – por mais extravagante e diferente que seja – desejada. Nenhum dos produtos feitos nesse ateliê integra alguma coleção da Louis Vuitton.

AUTENTICIDADE

Tão importante quanto, são os fatos da marca não possuir franquias e que, para os funcionários, cada detalhe é fundamental para a qualidade final do produto. Aliás, uma característica que a difere de outras gigantes é a quantidade reduzida de vendas online, que é oferecida apenas para oito países e somente pequena parte do estoque. Tais ações, além de manterem uma tradição secular, ajudam também a diminuir o risco de pirataria da marca.

Mas “ajudam também a diminuir” não significa “evitar”. A Louis Vuitton já afirmou que emprega uma equipe com mais de cinquenta pessoas em uma espécie de estratégia anti-pirataria. Isso porque a empresa já enfrentou problemas com produtos falsificados.

O site eBay, por exemplo, perdeu na justiça contra a Louis Vuitton, pois comercializa produtos não oficiais. Já no início de 2016, a grife processou três vendedores chineses que estavam vendendo cópias das mercadorias no site Taobao e pediu à Justiça o encerramento das atividades ilegais na China e uma compensação econômica de quase US$ 40.000.

Como saber se sua Bolsa Louis Vuitton é Original

Desde a fabricação de baús aos novos produtos, a Louis Vuitton trilhou um caminho rico em sua história de sofisticação. Não há ninguém que não reconheça o nome dessa marca e isso não aconteceu por acaso; com muita dedicação e trabalho, a Louis Vuitton se tornou a mais importante produtora de malas e bolsas do mundo, porque ela não é simplesmente uma empresa: é uma lenda. De uma história que perdura a mais de cem anos até hoje, Louis Vuitton sempre foi e sempre será a grife responsável pela arte de viajar.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Bulgari Reforça Compromisso Social com Criação da Fondazione Bvlgari!

Reconhecida por suas criações emblemáticas, como o anel B. Zero1 e pela icônica Serpenti que adorna joias e bolsas, a Bulgari está gerando repercussão agora por uma nova razão. A marca anunciou nessa quarta-feira, 27 de Março, a criação da Fondazione Bvlgari. Esta fundação, estabelecida pela Bulgari S.p.A., tem como objetivo promover iniciativas filantrópicas e…
capa-post-bolsas-de-luxo-para-o-dia-a-dia140723

Dicas de autenticidade de peças Valentino!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre semana de moda de copenhagen e sustentabilidade

Semana de Moda de Copenhagen endurece regras de sustentabilidade

A Semana de Moda de Copenhagen vem ganhando muito destaque nos últimos anos e se tornando uma das principais do calendário da moda. O evento está ficando conhecida por grande envolvimento com a sustentabilidade, não apenas em sua realização, mas igualmente com requisitos sustentáveis que todos os participantes devem seguir para poderem apresentar suas criações,…

Os modelos de bolsas para mulheres românticas!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou algo obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…

Conheça 7 Marcas de relógio renomadas no mundo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética. Os relógios de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo…

Cartier: Embaixadores Famosos Celebram o Centenário do Icônico Anel Trinity!

Controlada pela Richemont, o terceiro maior conglomerado de luxo do mundo, a Cartier ascendeu para se tornar a marca de joias mais famosa da história. Fundada em 1847 por Louis-François Cartier, a grife se distinguiu como uma das mais antigas e reverenciadas do setor, preservando uma tradição de excelência. Desde o seu início, a Cartier…
capa do post sobre bolsas clássicas chanel, gucci e louis vuitton

Classic Bags: Bolsas Clássicas da Chanel, Gucci e Louis Vuitton

Quando falamos sobre marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vem na cabeça são Chanel, Louis Vuitton e Gucci, certo? Apesarem de ter inícios completamente diferentes, as três grifes tem um ponto em comum: se tornaram verdadeiros clássicos da moda e são reconhecidas por todo o mundo. Com ampla oferta de produtos, os…

A Nova Bolsa Gucci: Conheça a Luce Shoulder Bag!

Explorando os corredores do universo da moda, é difícil encontrar uma história tão rica e emocionante quanto a trajetória da Gucci. Desde sua fundação em 1921 por Guccio Gucci nas ruas de Florença, a marca italiana tem sido uma força incontestável na indústria fashion. Ao longo dos anos, a grife não apenas lançou tendências, mas…
capa do post de sapatos confortáveis para o outono

5 Sapatos Confortáveis para usar neste Outono

Durante muitas décadas, era quase mandatório as mulheres sacrificarem-se em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas este pensamento está mudando e cada vez mais o conforto e comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo e a beleza…

3 Bolsas Tiracolo Versáteis e Estilosas Para o Dia a Dia!

No universo dos acessórios de luxo, as bolsas tiracolo se destacam entre os modelos preferidos das mulheres. Os motivos? São inúmeros! Mas, sem dúvidas, o primeiro deles é a liberdade. Em um mundo moderno onde a mobilidade é essencial, ter as mão livres é uma vantagem e tanta. Os modelos tiracolo permitem que as mulheres…
capa do post sobre acessórios que nunca saem de moda

8 Acessórios que nunca saem de moda!

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de como desapegar no etiqueta única

Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…